quinta-feira, 10 de abril de 2014

Exercício 4 – Alfabetização Científica na escola: como ela pode acontecer?

A partir de 1961 a Ciência passou a fazer parte do currículo das escolas e com ela trazendo dificuldades na compreensão de seu processo, fazendo com que aluno e professor passem acreditar que é uma verdade absoluta que não pode ser contestada. Sem poder encontrar a resposta facilmente atribui a si mesmo a culpa pelo fracasso de qualquer explicação que tentem elaborar. Para minimizar tal situação, optam pela memorização de algumas afirmações e explicações apresentadas nas aulas, esta é uma “cultura” na qual estão inseridos. Segundo Carvalho e Sasseron (2008, p. 335), “emerge a necessidade de um ensino de Ciências capaz de fornecer aos alunos não somente noções e conceitos científicos, mas também é importante e preciso que os alunos possam “fazer ciência” (...)”. Nesta perspectiva, surge a Alfabetização Científica, como uma âncora que permite educador e educando ser inserido no contexto da Ciência.
A Alfabetização Científica na sala de aula pode acontecer por meio de um trabalho investigativo, que exige a apropriação de habilidades e competências pelo professor que permitam trabalhar tanto os conceitos científicos quanto a prática, contextualizando com a realidade de seus alunos com situações problemas que contribuem com o domínio do saber. A investigação estabelece metas a serem atingidas, permite a formulação de problemas e cabe ao professor orientar e indicar caminhos a serem percorridos na busca do conhecimento novo e não dar respostas prontas.
Outro ponto a ser destacado é o diálogo, que permite uma ação coletiva, com trocas de informações levantamento de hipóteses, que serão comprovadas ou não com atividades que os levem a refletir e argumentar sobre o que estão vivenciando. Com essa metodologia o olhar do professor é direcionado não apenas para o resultado, mas sim para o processo de construção.
Em síntese, a Alfabetização Científica é um processo que deve acontecer simultaneamente nas aulas, que exige um professor curioso e observador que faça perguntas interessantes sobre eventos do dia a dia, que estimule os alunos a buscar respostas para as questões levantadas em sala de aula, desenvolvendo a curiosidade e a percepção das coisas que os rodeiam.
,


Pessoa Amável

Um comentário:

  1. Sem encontrar uma resposta para quê? (1o parágrafo).

    O fato de fazer investigações, etc, levam diretamente a uma AC?

    São competências e habilidades do professor ou dos alunos que são desenvolvidas?

    ResponderExcluir